quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Grávidas recebem orientações de prevenção ao zika vírus em Princesa Isabel

Há cerca de 3 meses, as grávidas que fazem acompanhamento através do Programa Saúde da Família em Princesa Isabel estão recebendo orientações sobre como se prevenir contra o Zika vírus. Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão fazendo visitas domiciliares e dando as orientações que o Ministério da Saúde passou.
As gestantes que fazem pré-natal em uma das 11 Unidades disponíveis no município recebem orientações sobre os cuidados necessários para evitar a picado do mosquito Aedes Aegypti. “ Recebi várias recomendações em meu PSF e estou passando repelente e evitando todo tipo de possíveis focos criadouros de mosquitos. Mas espero também que meus vizinhos e toda a comunidade façam a parte deles. É muito importante para nosso futuro tomar esses cuidados”, disse uma das gestantes atendidas pela rede de saúde municipal.
"O Ministério da Saúde orienta algumas medidas para mulheres grávidas ou com possibilidade de engravidar, tendo em vista a crescente ocorrência de casos de microcefalia relacionados ao Zika vírus. Uma delas é a proteção contra picadas de insetos: evitar horários e lugares com presença de mosquitos, usar roupas que protejam a maior parte do corpo, usar repelentes e permanecer em locais com barreiras para entrada de insetos, como telas de proteção ou mosquiteiros." Explicou a Subsecretária de Saúde Ana Selly.
A Secretaria de Saúde de Princesa Isabel orienta também É importante também informar ao médico sobre qualquer alteração no estado de saúde, principalmente no período até o quarto mês de gestação. Um bom acompanhamento pré-natal é essencial e pode ajudar a diminuir o risco de microcefalia.
SB/ASCOM PMPI

Reações:

0 comentários: