segunda-feira, 2 de maio de 2016

Municípios perdem 1,4 bilhões, só em 2016, diz a Ubam

A União Brasileira de Municípios (Ubam) informou hoje que, só nos primeiros quatro meses de 2016, os municípios brasileiros já perderam 1,4 bilhões de reais em repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), agravando ainda mais a situação de caos financeiros nas pequenas prefeituras do país.
Segundo o presidente da entidade, Leonardo Santana, já se soma oito anos de oscilação dos repasses, registrando sempre diminuição, se tornando impossível se fazer uma previsão orçamentária, já que os prefeitos não sabem o que vai ser nos dias 10, 20 e 30 de cada mês, devido o déficit cada vez mais freqüente nos repasses do decêndio.
Leonardo destacou que esse período de crise econômica que atinge o Brasil, vem prejudicando cada vez mais os municípios, obrigando prefeitos a demitirem e fecharem mais cedo as sedes das prefeituras, comprometendo o atendimento das demandas em favor da população. O presidente da Ubam não está nada otimista em relação à economia, pois, segundo ele, há um alarmante número de empresas fechando, a economia cada vez mais fria, o que ocasionará na diminuição na arrecadação de impostos que integram o Fundo de Participação de Estados e Municípios, O FPE e o FPM.
A Ubam luta junto o governo para que as contribuições arrecadadas no país integrem os repasses para os municípios, só assim se poderão atenuar esses efeitos nocivos da crise.

Reações:

0 comentários: