quinta-feira, 7 de julho de 2016

Caravana do Coração atende 230 pacientes em Monteiro e Princesa Isabel

A 4ª edição da Caravana do Coração já atendeu 230 pacientes. As atividades começaram nessa segunda-feira (4), às 8h, na cidade de Monteiro, e nessa terça-feira (5), seguiu para Princesa Isabel.
O projeto é uma iniciativa Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, e tem o objetivo de realizar um mutirão de triagens, consultas e exames cardiológicos em crianças de 0 a 12 anos e gestantes, com idade gestacional de 22 a 28 semanas, que apresentem algum tipo de cardiopatia.
A Caravana vai passar em 13 municípios paraibanos até o dia 17 de julho.Em Monteiro, os serviços foram disponibilizados à população na Escola Municipal Tiradentes. Foram atendidos 101 pacientes, entre eles, 71 crianças e 30 gestantes. Entre os atendimentos, 98 passaram pelo serviço de enfermagem; 65 de cardiologia; 76 no serviço social; 67 de odontologia; 59 de nutrição; 25 de psicologia; nove em fonoaudiologia; nove em oftalmologia e dois na fisioterapia.
Entre os exames feitos, foram 89 eletrocardiogramas; 36 coletas de sangue; 31 ultrassonografias fetais; 28 coletas de urina; 13 digiscope; sete ultrassonografias transfontanela e quatro exames de genética.
Em Princesa Isabel, as atividades começaram na manhã da terça-feira (5), na Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho. A ação beneficiou pacientes de Água Branca, Imaculada, Juru, Manaíra, Princesa Isabel, São José de Princesa e Tavares.
Entre os exames feitos, foram 89 eletrocardiogramas; 37 coletas de sangue; 34 coletas de urina; 24 ultrassonografias fetais; 13 digiscope e três ultrassonografias transfontanela.
Foram atendidos 129 pacientes, entre eles, 97 crianças e 32 gestantes. 120 pacientes passaram pelo serviço de enfermagem; 118 no serviço social; 115 na nutrição; 85 em cardiologia; 78 de odontologia; 22 de psicologia; nove em fonoaudiologia e seis na oftalmologia.
De acordo com a gerente da 11ª Gerência Regional de Saúde, Joelma Muniz, receber a Caravana é sempre uma experiência exitosa.
A IV Caravana do Coração terá duração de duas semanas, com o objetivo de aumentar o número de pacientes atendidos e capacitações por meio de um maior contingente de profissionais. Para este ano, a meta é atender cerca de 1.300 pacientes, entre gestantes e crianças, totalizando 15 mil atendimentos.

Reações:

0 comentários: