terça-feira, 20 de setembro de 2016

Incêndio pode afetar comunicação na região do Pico do Jabre, na Paraíba

Durante as vinte horas de incêndio florestal no Pico do Jabre, localizado entre os municípios de Matureia e Teixeira, o fogo já queimou, até este sábado (17) boa parte da vegetação que fica próxima das antenas de várias empresas de telefonia, TV, rádio e internet.
Se as chamas atingirem esses equipamentos, todo o Sertão da Paraíba e parte do Estado de Pernambuco podem ficar sem comunicação. Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 50 hectares de mata nativa já foram devastados. São 23 homens do Corpo de Bombeiros e 20 da prefeitura de Matureia tentando controlar as chamas. Dezessete homens do Corpo de Bombeiros de Campina Grande vão participar do trabalho de combate às chamas a partir desse domingo (18).
O incêndio começou na tarde de sexta-feira (16), em um dos principais pontos turísticos e considerado o ponto mais alto da Paraíba. De acordo com o tenente coronel Saulo Laurentino, a alta temperatura no local aumenta a dificuldade em combater as chamas.
Além disso, uma dos grandes desafios nesse tipo de operação é o horário de trabalho para o Corpo de Bombeiros. A equipe precisa parar a operação durante a noite e só reinicia os trabalhos às 5h. O avanço do fogo está ameaçando espécies da fauna e da flora na região do Pico do Jabre. O sargento tenente Idygleikson Medeiros, do Corpo de Bombeiros, acrescentou que muitos animais foram vistos fugindo do fogo e outros já foram encontrados mortos. Uma perícia deve ser feita para indicar o que provocou o início do incêncio.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, até o início da manhã deste sábado, os focos tinham sido reduzidos e concentrado em apenas um. O tenente Dawys, do Corpo de Bombeiros de Patos, explicou que a umidade da madrugada ajudou a baixar as chamas e facilitou no controle do incêndio. "O local é de difícil acesso e a equipe está tendo que usar mochilas para carregar água e abafadores para tentar controlar as chamas. Segundo Saulo Laurentino, a prioridade da equipe está sendo evitar que as chamas atinjam as antenas de transmissão de operadoras de telefones móveis, internet e televisão.

Reações:

0 comentários: