quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Chove no Sertão da Paraíba e meteorologista prevê mais precipitações nos próximos dias

Vários municípios do Sertão da Paraíba foram banhados pela chuva na noite desta terça-feira (13). Em Sousa, a chuva foi fraca e durou poucos minutos, já no município de Pombal, a chuva foi forte e se estendeu por quase uma hora segundo moradores que registraram um vídeo e compartilharam nas redes sociais.
Internautas informaram através das redes sociais que outros municípios da região de Cajazeiras também registraram precipitações.A chuva trouxe de volta a esperança do sertanejo que espera um bom inverno em 2017 para amenizar a estiagem e recarregar açudes que estão secos na Paraíba.
O meteorologista Rodrigo César Limeira, tinha previsto que no fim de dezembro deveria ocorrer chuvas isoladas em algumas cidades da Paraíba.O estudioso mantém a previsão de chuvas isoladas em dezembro no semiárido do estado, mas dentro de um padrão normal, ou ligeiramente acima da média, fato que indica pouca chuva para esse final de ano no Cariri, Sertão e Alto-sertão da Paraíba.
Para o mês de Janeiro, o estudioso diz que os índices serão mais elevados, e há possibilidade de chuvas mais significativas no semiárido do estado.O Dia de Santa Luzia é considerado por muitos nordestinos uma das datas mais importantes do ano para o clima. É adotado como referência para o início do período chuvoso.
Se chover no dia 13 de dezembro (dia da santa), as chuvas poderão começar em janeiro do próximo ano. Se chover no dia 14 de dezembro, as precipitações podem começar em fevereiro do ano seguinte e assim sucessivamente, até o dia 25 de dezembro (Natal).

Reações:

0 comentários: