quarta-feira, 15 de março de 2017

Dia de São José marca a esperança de chuvas, na Paraíba

O dia 19 de março é sinal de esperança para os agricultores, que devem plantar milho e feijão para serem colhidos no período junino. O Dia de São José é especial para os paraibanos, principalmente em ano de seca. Segundo a tradição, caso chova nesse dia é sinal de que o ano será de muita chuva, garantindo a safra. A meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Marle Bandeira, informou que existe a possibilidade de chuva para domingo na Paraíba, principalmente nas regiões do Sertão, Alto Sertão, Cariri e Curimataú. A previsão de chuvas para o fim de semana somente será divulgada na próxima sexta-feira.
Considerado o padroeiro dos agricultores, São José é sinônimo de chuva. Na Paraíba, dez municípios têm o nome do santo, localizados em todas as regiões do Estado. São eles: São José de Piranhas, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José dos Ramos, São José de Espinharas, São José do Sabugi, São José de Princesa, São José dos Cordeiros, São José do Bonfim e São José do Brejo do Cruz.
Para domingo, quando se comemora o dia do padroeiro, a expectativa maior é dos agricultores. Em vários municípios paraibanos o padroeiro é comemorado com festas religiosas e profanas ou sociais. Em alguns deles a festa começa no início de março.
Em São José de Piranhas, as comemorações ao santo padroeiro iniciaram em 1º de março e prosseguem até domingo com celebrações religiosas. A programação social teve início no último sábado. As chuvas do mês de março ainda não corresponderam as expectativas dos agricultores do município de Sousa, Sertão da Paraíba.
Agora as preces estão direcionadas para o Dia de São José, ao lado de São Sebastião, também conhecido como padroeiro das chuvas no Nordeste brasileiro.
As festividades alusivas a São José acontecem no dia 19 de março. Em Sousa, o santo é bem prestigiado pelos fiéis, batizando uma capela e um dos bairros da Zona Sul.//

Reações:

0 comentários: