terça-feira, 11 de abril de 2017

Governador Ricardo entrega mais uma estação de tratamento de água na Paraíba

O governador Ricardo Coutinho entrega, nesta terça-feira (11), a ampliação do sistema de abastecimento d’água da cidade de Princesa Isabel. O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio ambiente e Ciência e Tecnologia, investiu mais de R$ 8 milhões para a construção do sistema.
A cidade de Princesa Isabel possuía uma rede de abastecimento deficiente e que não atendia à demanda do município, por isso foi necessária a expansão da rede e substituição de grande parte da tubulação composta por tubos de cimento amianto, não utilizados mais hoje. Cerca de 30 mil habitantes serão beneficiados com o sistema de abastecimento de Princesa Isabel.
O projeto de ampliação da rede do município compõe-se de aproximadamente 10 km de adutora de água bruta e adutora de água tratada, nova estação de tratamento, nova estação elevatória, reservatório apoiado capacidade para 500 mil litros de água, além de instalação de hidrômetros residenciais. A vazão do sistema é de 35 litros por segundo de água tratada. De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, a meta é levar água para todos os paraibanos. “Este governo montou um programa muito grande de adutoras. Mais de 1027 km de adutoras estão sendo implantados no Estado e estamos totalmente engajados na missão de levar água para quem necessita”, ressaltou.
Já o secretário executivo de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, destaca que adutora foi uma demanda do Orçamento Democrático Estadual. “A adutora de Princesa Isabel era uma das maiores demandas do ODE. Desde 2011, os moradores da cidade cobravam por abastecimento de água e agora, mais uma vez, estamos atendendo ao pedido povo através dessa ferramenta de extrema importância que é o Orçamento Democrático Estadual.
Paralelamente a essas obras, o Governo do Estado solicitou, e conseguiu, junto ao Ministério da Integração Nacional a realização de um ramal da adutora do Pajeú, partindo do município de Flores (PE) para atendimento imediato a população de Princesa Isabel. Essas obras foram concluídas recentemente e o município foi o primeiro da Paraíba, de fato, a receber águas do Rio São Francisco. Convém ressaltar que, devido a estiagem que o Semiárido nordestino atravessa, o açude Jatobá secou totalmente e a cidade era abastecida através de carros-pipa. Assim, a cidade já não padece desse problema.

Reações:

0 comentários: