terça-feira, 11 de julho de 2017

Baixa temperatura do inverno no Sertão da PB leva a ‘reclamações’ e problemas respiratórios

Os moradores da cidade mais quente da Paraíba estão passando frio neste inverno. Acostumados a enfrentar temperaturas de 32º C a 40º C no verão, a população de Patos, no Sertão do Estado, tem se agasalhado nos últimos dias. Em 17 de junho, a cidade registrou 21º C. Na madrugada de sexta-feira (7), os termômetros da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) marcaram 22,7º C.
Mas não é só a cidade de Patos que vem registrando temperaturas baixas nestes últimos dias. No alto sertão a cidade de Princesa Isabel tambem teve quedas bruscas na temperatura e madrugadas de 17ºC. Princesa Isabel vem registrando também com freqüência atendimentos a pacientes com problemas respiratórios na rede hospitalar.
Com essa mudança de clima está sendo comum os registros de pacientes na UPA e no HRPI com falta de ar, febre e muita secreção. Principalmente crianças. A umidade relativa do ar baixou estes últimos dias em Princesa Isabel, ficando entre 22% e 17%. A OMS indica que o ideal para o ser humano é 60% de umidade relativa do ar.
Nesta segunda-feira 10, o sol voltou em Princesa Isabel depois de uma semana de nublado intenso. Mas as temperaturas ainda estão em torno de 18ºC e 22ºC. Princesa Isabel não registrava temperaturas tão baixas nos últimos 5 anos. A média fria para a cidade segundo a AESA é para o inverno de julho de 2017 temperaturas variadas entre 17ºC e 24ºC, com dia e noite temperaturas baixas.

Reações:

0 comentários: