terça-feira, 4 de julho de 2017

Órgão alerta para risco potencial de ventos costeiros em 99 cidades da Paraíba

Até as 23h59 de HOJE, o Litoral paraibano deve registrar ventos com velocidade entre 11 e 16 m/s (40-60 km/h), segundo nota emitida ontem pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Como consequência, o mar está mais agitado, com ondas intensas e maré alta, uma situação meteorológica que demanda atenção. De acordo com o meteorologista e chefe do setor de previsão do Inmet, Ednaldo Correia, a mudança é causada por um fenômeno chamado “centro de alta pressão”, comum durante o período chuvoso em que os oceanos estão mais cheios. Como benefício, a intensidade dos ventos reduz a temperatura, aumentando a sensação de bem-estar entre a população. Por outro lado, o mar fica mais agitado com incidência das chamadas “ressacas”, nome dado ao acúmulo de ondas nas praias. Pode haver destelhamentos e quedas de árvores e fios elétricos.
Para o Inmet, a situação é de perigo potencial e orienta a população a manter cuidado ao praticar atividades sujeitas a riscos durante todo o dia. “Deve-se também evitar estacionar embaixo de árvores e atividades realizadas no mar, além de permanecerem em locais de risco de deslizamento”, alerta Ednaldo. Ele informa ainda que é esperado 346 milímetros cúbicos (mm³) do volume de chuva, durante todo o mês, em João Pessoa, de acordo com a média histórica, e que estão previstas marés mais fortes, com ondas acima de dois metros. Assim, quem vai à praia e também pescadores devem ter atenção redobrada.
O Centro Visual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) emitiu um alerta de risco potencial para ventos costeiros em 99 municípios paraibanos. De acordo com o órgão, o fenômeno pode acontecer entre as 11h desta segunda-feira (3) e 23h59 desta terça-feira (4).
Estão em alerta as cidades das regiões do Litoral, Mata Paraibana, Cariri, Brejo, Agreste e Seridó.Nas cidades do Agreste, como Campina Grande e Bananeiras, os ventos podem chegar a 25 km/h. Em Junco do Seridó, a velocidade dos ventos pode chegar a 36 km/h. Já em João Pessoa, a previsão é de que possam ocorrer ventos de até 18 km/h. A previsão é do site Climatempo. O Alert-AS orienta que os moradores destas cidades tenham cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos e aconselha a população a se manter informada sobre as condições meteorológicas das cidades. O órgão recomenda, ainda, que a Defesa Civil ou a Marinha do Brasil sejam procuradas.
a cidade de Princesa Isabel também esteve registrando ventos fortes desde o último sábado. Na madrugada desta terça-feira moradores puderam sentir rajadas fortes, em uma madrugada de temperatura de 17 graus. Segundo o INMET os ventos em Princesa Isabel hoje devem chegar a 13km/h.//

Reações:

0 comentários: