sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Cuide de sua saúde: Faça Yoga

Para muitas pessoas o yoga é visto como um conjunto de posturas físicas exóticas, que traz inúmeros benefícios para a coluna e para a respiração. Mas o yoga é muito mais que isso. É um método educacional completo para a vida, que propõe práticas de valores éticos, virtudes mentais, posturas físicas e meditação, fornecendo elementos consistentes para que a pessoa construa sua vida com mais presença e qualidade.
Praticando o yoga você desenvolverá a força, a resistência, a flexibilidade, a concentração e a confiança que seu corpo e sua mente necessitam, minimizando o risco de estiramentos ou lesões, independentemente de sua idade ou forma física. Na busca pelo sucesso material, frequentemente ignoramos o nosso corpo. Dessa forma estamos sempre em um processo de fadiga, de tensão nervosa e dores constantes, gerando sentimentos de inadequação e isolamento.
Sedentarismo, preocupações financeiras, turbulência emocional, poluição ambiental e os males do avanço da idade aumentaram notavelmente o estresse da vida diária. Sabe daquela dorzinha insuportável “nas costas”? Para enfrentar essas pressões, as pessoas recorrem a soluções artificiais. Abuso de substâncias químicas, distúrbios de alimentação e relacionamentos destrutivos são algumas das consequências da busca desesperada por alívio. Embora essas medidas tragam algum consolo, a causa essencial da infelicidade – o estresse – continua intocada.
“No yoga, a prática dos asanas (posturas de corpo) e de pranayamas (exercícios de respiração) ajudam a integrar o corpo, respiração mente e intelecto. A expiração lenta, que se faz sem esforço na prática de um asana, proporciona serenidade às células do corpo, relaxa os músculos faciais e solta toda a tensão dos órgãos da percepção: olhos, ouvidos, nariz, língua e pele”, segundo a professora Analu Barbosa.
Quando isso acontece, o cérebro, que está em constante comunicação com os órgãos da ação, se esvazia e todos os pensa­mentos se aquietam, impedindo que os temores e ansiedades penetrem nele. Ao desenvolver essa habilidade, as atividades diárias passam a ser desempenhadas com eficiência e economia. Entra-se num estado de clareza intelectual, livrando-se a mente do estresse e preenchendo-a com calma e tranquilidade.
“Pratique o yoga já! Você sairá do sedentarismo, acalmará as tensões físicas, trazendo ao corpo dinamismo e energia, evitando dores e promovendo sua saúde”, aconselha a professora.
Se você quiser conhecer mais ou praticar o yoga, poderá entrar em contato com a professora Analu Barbosa pelo telefone 999183447.

Reações:

0 comentários: