segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Opinião: A corrupção e a imprensa

Um relatório divulgado pela ONG Transparência Internacional nesta segunda-feira (9) afirma que, para 78% dos brasileiros, o nível de corrupção aumentou no Brasil. A pesquisa foi realizada entre maio e junho de 2016 com perguntas sobre os 12 meses anteriores. Sem dúvidas com a exposição pela imprensa dos últimos ocorridos ao longo desses anos dos casos de corrupção em nosso país levam a população a imaginar que a prática de desvio de dinheiro público é de agora. Mas não! Há anos e décadas isso acontece, mas a transparência da divulgação dos fatos teve mais repercussão na sociedade agora.
A imprensa vem noticiando as falhas das gestões, a ausência da política no atender às demandas da população, vem mostrando as ações de combate à corrupção e como os órgãos de fiscalização atuam em nosso país, e principalmente vem noticiando a participação da população nos protestos.
No Brasil, o período em que os questionamentos foram feitos à população sobre o nível de corrupção coincidiu com o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Ficaram assim as avaliações para a pergunta "Na sua opinião, no decorrer do ano anterior, o nível de corrupção no país aumentou, diminuiu ou ficou o mesmo?":
Cresceu muito - 64%/ Aumentou consideravelmente - 14% /Ficou o mesmo - 14% / Reduziu consideravelmente - 4% /Reduziu muito - 2% /Não sei - 2%.Somando os índices negativos, 78% afirmaram que o nível de corrupção "aumentou consideravelmente" ou "cresceu muito", na avaliação da ONG.
Antes a imprensa estava assediada a não comentar sobre os bastidores da política. Mas hoje em dia, a rede de comunicação e imprensa brasileira tem agido com total autonomia para divulgar a realidade da corrupção no Brasil. Sem medo de retaliação, a imprensa tem feito um importante papel na contribuição de mostrar ao cidadão quem são e como agem os maus políticos do nosso Brasil. Após o afastamento de Dilma Rousseff (PT) da Presidência da República no processo de impeachment, segundo a pesquisa, teve influencia sobre a maioria dos cidadãos que afirmou que a corrupção aumentou.
Toda a mídia brasileira e a internacional fizeram a cobertura do acontecido que mostrou mais um presidente afastado no Brasil por envolvimento em corrupção.
A pesquisa pediu ainda uma avaliação de como os governos combatem a corrupção. No Brasil, 56% afirmam que o governo atua de forma inadequada contra a corrupção:
• Muito mal - 19%
• Bastante mal - 37%
• Razoavelmente bem - 31%
• Muito bem - 4%
• Não sei responder - 9%
Desta forma verificamos que o povo brasileiro está desacreditado sobre o combate a corrupção, pois entra e saí governo e o modus operandi continua o mesmo.
SB

Reações:

0 comentários: