sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Patos deixa de atualizar informações e fica fora do Mapa do Turismo Brasileiro


Patos deixa de atualizar informações e fica fora do Mapa do Turismo Brasileiro
A cidade de Patos está fora do Mapa de Turismo. A informação foi confirmada pelo professor Silvanetto de Oliveira, sociólogo e bacharel em turismo, durante participação do Jornal Notícias da Manhã, transmitido pela Rádio Espinharas.
Com isso, o município fica impossibilitado de participar das chamadas públicas e editais com vistas a alocação de recursos financeiros por meio da programação orçamentária do Ministério do Turismo.

O Mapa baseia a criação de políticas públicas e a destinação prioritária de recursos do MT, com foco no desenvolvimento regional do setor. O Ministério apresenta critérios obrigatórios para integrar o Mapa, entre eles, o município deve ter um órgão de turismo em atividade, conselho municipal de turismo funcionando, orçamento próprio destinado ao turismo local, além de prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastur.

Segundo Silvanetto, a cidade ficou de fora do mapa porque não observaram o chamamento feito através da articulação estadual por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, onde todos os 223 municípios do estado foram comunicados para encaminhar uma documentação com a indicação vocacional do turismo da região e outros critérios. A falta desses documentos, ocasionou a não inclusão de Patos no mapa.

O Mapa do Turismo Brasileiro foi instituído em dezembro de 2013 e passou a ser atualizado de dois em dois anos a partir de 2016.

Por Sabrina Barbosa

Reações:

0 comentários: