segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Setembro Amarelo: girassol é símbolo de campanha para alertar sobre depressão



Conhecida como a planta que traz felicidade, o girassol será usado como símbolo em campanhas de combate a depressão e prevenção ao suicídio no país.

O Setembro Amarelo, que tem o objetivo de abrir o diálogo e alertar a sociedade sobre o tema, surgiu em alusão ao Dia Mundial da Prevenção ao suicídio, 10 de setembro. O desafio é remover da sociedade, com urgência, o tabu de que falar sobre o tema incentiva a prática e fortalecer o senso de que a prevenção é, antes de mais nada, um processo educativo.

Dados preocupantes apresentados pela CVV (Centro de Valorização à Vida)  indicam que, por dia, 32 brasileiros se suicidam no país. A grande maioria na faixa etária entre 15 e 35 anos. A taxa é superior às mortes causadas por doenças como câncer e AIDS, o que coloca o problema como uma questão de saúde pública no país. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que nove entre dez casos poderiam ser prevenidos com diálogo, o que reforça a urgência da conscientização começar cedo, dentro de sala de aula.

Na Paraíba, além das universidades, diversos órgãos públicos estarão realizando campanhas alusivas a prevenção ao suicídio. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, a depressão atinge cerca de 5% da população paraibana, o que corresponde a 188 mil pessoas.

Por Sabrina Barbosa

Reações:

0 comentários: