quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Sindicato dos Correios anuncia greve a partir do dia 11 de setembro na Paraíba


O secretário-geral dos Correios na Paraíba, Tony Sérgio, explicou que as duas principais federações sindicais de funcionários dos Correios, a FINDECT e a FENTECT, agendaram para a próxima terça-feira (10) uma assembléia geral para decidir pela decretação de greve dos trabalhadores da empresa.

Ainda que a decisão de entrar em greve ou não só será tomada no dia 10, a indicação inicial é de que a greve será mesmo aprovada, e na Paraíba os trabalhadores cruzam os braços a partir do dia 11, próxima quarta-feira.

Um dos principais motivos para o indicativo de greve é o fato de que na última sexta-feira (30) a direção dos Correios decidiu suspender as negociações com os sindicatos dos trabalhadores que estavam sendo intermediadas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). A diretoria rejeitou a proposta apresentada pelo ministro Renato de Lacerda Paiva, vice-presidente do TST, de prorrogação de todas as cláusulas do atual acordo coletivo de trabalho e de continuação da mediação como forma de evitar que a disputa vá para os tribunais trabalhistas.

Outros motivos que estariam por trás da greve seriam o reajuste salarial de apenas 0,8% (menor do que a inflação) e a cada vez mais iminente privatização da empresa, que foi colocada em agosto na lista das 17 empresas estatais que serão oferecidas para a iniciativa privada.


Por Sabrina Barbosa

Reações:

0 comentários: